Auditoria de Contas Telefônicas

Este serviço consiste em conferir com o auxílio de um software especialmente desenvolvido para TEM (Telecom Expenses Management), as contas telefônicas apresentadas pelas operadoras e verificar se os acordos tarifários mantidos com os nossos clientes estão sendo mantidos.

Nossa experiência em Gestão de Telecom mostra que desvios superiores a 20% podem ser encontrados nessa verificação, os quais são plenamente detalhados e apontados em relatórios específicos para suporte à negociação com as operadoras. Adicionalmente podemos fazer a gestão de celulares da empresa e conseguir ganhos superiores.

Realizamos o levantamento das necessidades específicas de cada empresa na utilização de telefonia com DDD, DDI, Telefonia fixa e móvel. Com os dados levantados e analisados poderemos recomendar procedimentos administrativos de Controle de Gastos mais econômicos bem como gestões junto às Operadores Telefônicas para obtenção de tarifas menores.

A experiência mostra que é possível conseguir reduzir tarifas mesmo após descontos oferecidos pelas Operadoras.

Fluxo da Auditoria de Contas Telefônicas:

  1. Ler as mídias enviadas pelas Operadoras e configurar as informações nelas constantes para cadastramento no banco de dados no formato que o SGPC necessita;
  2. Criar um usuário no SGPC para cada Operadora controlada, onde serão visualizadas e analisadas todas as ligações faturadas, como são visualizadas as ligações efetuadas pela contratada, inclusive adicionando campo chave para eventuais contestações de cobranças indevidas;
  3. Criar relatórios ou procedimentos específicos para consistência dos dados de faturamento apresentados pela Operadora.

Serão gerados relatórios consolidados e descritivos para facilitar a análise das inconsistências encontradas bem como proporcionar à contratante mais velocidade nas negociações com finalidade de ressarcimento junto às operadoras.

Relatórios de Auditoria:

1. Duplicação de registros,
2. Ligações faturadas após três meses de realização,
3. Verificação dos valores cobrados,
4. Verificação de ligações com duração acima de um tempo considerado máximo (parâmetro do sistema),
5. Relatório detalhado das anormalidades encontradas.
6. Comparativo entre dados registrados pelo SGPC e as ligações faturadas pelas Operadoras, comparando: Hora de início, Duração e Valor.
4. Ligações existentes na fatura da Operadora e não existentes nos registros do SGPC,
5. Ligações existentes no SGPC e não existentes na fatura da Operadora.

Relatórios de ligações duplicadas:

Ligações com mesmo número, hora e duração.
O relatório terá uma visão consolidada, para fins de ressarcimento deverá ser utilizado em contestaçoes junto as operadoras.

Relatórios detalhados de ligação por ligação:

Relatório oferece os seguintes campos:

Data, Hora, Número discado, Duração, Valor, Operadora, Data da conta, Número de controle da ligação (necessário para certificação da auditoria pela Operadora Telefônica)

Relatórios com ligações absurdas:

Permite à contratante visualizar se as ligações cobradas estão dentro das regra de negócio. Apresenta de forma detalhada em Excel podendo ser trabalhada e estudada, facilitando assim, a descoberta de inconsistências como ligações absurdas ou fora da área de atuação da contratante, etc.

Relatórios de Recálculos de Tarifas Contratadas:

Este é um relatório consolidado que mostra de forma clara a somatória de todas as ligações existentes na conta com seus respectivos valores, como cobrados pela operadora e seguindo os contratos existentes com a mesma, fazendo assim uma comparação entre os valores tarifários pactuados entre a contratante e as operadoras e os praticados na conta.

Além disso também mostra as datas ( em meses ) das contas existentes, possibilitando a visão de cobranças atrasadas, quando então a contratante decidirá a atitude cabível com relação a essas contas (pagar ou não, dependendo do tempo passado entre a ligação e a cobrança da mesma). Para fins de negociação com as operadoras o sistema emite um relatório descritivo conforme exemplo abaixo:

Este relatório mostra claramente as diferenças encontradas, sendo assim não há como a operadora contestar o resultado pois é uma questão de cálculo entre a duração da ligação e a tarifa pactuada para aquele perfil de ligação.

Além dos relatórios apresentados acima, outros serão apresentados caso sejam descobertos outros problemas nas contas auditadas.

O serviço de auditoria pode ser realizado no servidor da CL Consult através da contratação do TEM via SaaS


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