Auditoria de Contas de Telefonia

Auditoria de Contas de Telefonia

Este serviço consiste em conferir com o auxílio de um software especialmente desenvolvido para TEM (Telecom Expenses Management), se as contas telefônicas apresentadas pelas operadoras respeitam os contratos tarifários.

Nossa experiência em Gestão de Gastos de Telecom mostra que desvios superiores a 20% podem ser encontrados nessa verificação, os quais são plenamente detalhados e apontados em relatórios específicos para contestação junto com as operadoras.

Adicionalmente podemos fazer a gestão de inventário de dispositivos móveis e ativos de telecom da empresa e conseguir ganhos ainda superiores.

A experiência mostra que é possível conseguir reduzir tarifas mesmo após descontos oferecidos pelas Operadoras.

Software

Sistema TEM integrado, tecnologia desenvolvida pela CLConsult

Gestão de Inventário de Telecom

Cadastro de todos dispositivos e ativos da empresa

Relatórios Customizados

Acesso descentralizado aos relatórios de gastos

Auditoria e Contestação

Pague apenas o contratado, o sistema faz a auditoria das faturas e ainda a gestão das contestações

Fluxo da Auditoria de Contas Telefônicas:

tarifas-fatura-imagem
  • Cadastro dos contratos e das tarifas acordadas

  • Leitura das faturas em mídia digital

  • Apontamento das diferenças no relatório de contestação

  • Gestão dos pagamentos e das contestação junto às operadoras

Serão gerados relatórios consolidados e descritivos para facilitar a análise das inconsistências encontradas bem como proporcionar ao cliente mais velocidade nas negociações com finalidade de ressarcimento junto às operadoras.

Relatórios de Auditoria:

  • Duplicação de registros.

  • Ligações faturadas após três meses de realização

  • Verificação dos valores cobrados junto aos contratos

  • Verificação de ligações com duração acima de um tempo considerado máximo (parâmetro do sistema)

  • Relatório detalhado das anormalidades encontradas

  • Comparativo entre dados registrados pelo tarifador (SGPC) e as ligações faturadas pelas Operadoras, comparando: Hora de início, Duração e Valor

  • Ligações existentes na fatura da Operadora e não existentes nos registros do SGPC

  • Ligações existentes no SGPC e não existentes na fatura da Operadora

Auditoria Específica para Planos de Celulares e Dispositivos móveis

  • Análise as franquias de telefonia móvel, tanto de voz como de tráfego de dados.

  • Análise da cobrança das parcelas referentes aos aparelhos móveis.

  • Rateio de valores cobrados de forma única entre os centros de custos da empresa.

Este é um relatório consolidado que mostra de forma clara a somatória de todas as ligações existentes na conta com seus respectivos valores, como cobrados pela operadora e seguindo os contratos existentes com a mesma, fazendo assim uma comparação entre os valores tarifários pactuados entre a contratante e as operadoras e os praticados na conta.

Além disso também mostra as datas ( em meses ) das contas existentes, possibilitando a visão de cobranças atrasadas, quando então a contratante decidirá a atitude cabível com relação a essas contas (pagar ou não, dependendo do tempo passado entre a ligação e a cobrança da mesma). Para fins de negociação com as operadoras o sistema emite um relatório descritivo conforme exemplo abaixo:

Este relatório mostra claramente as diferenças encontradas, sendo assim não há como a operadora contestar o resultado pois é uma questão de cálculo entre a duração da ligação e a tarifa pactuada para aquele perfil de ligação.

Ligações com mesmo número, hora e duração.

O relatório terá uma visão consolidada, para fins de ressarcimento deverá ser utilizado em contestaçoes junto as operadoras.

Relatório oferece os seguintes campos:

Data, Hora, Número discado, Duração, Valor, Operadora, Data da conta, Número de controle da ligação (necessário para certificação da auditoria pela Operadora Telefônica)

Permite à contratante visualizar se as ligações cobradas estão dentro das regra de negócio. Apresenta de forma detalhada em Excel podendo ser trabalhada e estudada, facilitando assim, a descoberta de inconsistências como ligações absurdas ou fora da área de atuação da contratante, etc.

Customização do Sistema

Além dos relatórios apresentados acima, outros podem ser desenvolvidos já que toda a tecnologia é propriedade da CLConsult.

O serviço de auditoria pode ser realizado independentemente, rodando no servidor cloud da CLConsult através da contratação do TEM via SaaS

Entre em Contato Com Nossos Consultorescustomer care

Entre em contato conosco e peça uma demonstração